Pular para o conteúdo principal

Como evitar que cupins comam móveis de madeira


Em países tropicais como o Brasil, o cupim tende a aparecer em determinadas épocas do ano, quando a umidade aumenta. E, como sempre frisamos, há duas coisas, além da madeira, que o cupim adora: o escuro e a umidade.

Nessas condições, o cupim se multiplica rapidamente. Esses insetos preferem atacar os móveis mais delicados, não tratados e antigos. Já falamos sobre cuidados específicos para lidar com o cupim em móveis antigos, leia aqui.

Também já demos dicas para evitar o cupim dentro de casa e no quintal, recomendo que você leia aqui as dicas básicas para evitar cupins. E depois volte neste artigo, pois vamos nos aprofundar nas dicas, a seguir:

Conserte goteiras e vazamentos

Saiba que a água é o melhor amigo dos cupins, mas inimigo número um da sua mobília. Por isso, você deve se livrar de qualquer goteira ou vazamento em sua casa ou empresa, seja interno ou externo (dentro de casa ou no quintal).

Vazamentos e goteiras fornecem aos cupins acesso fácil à água. Dificultar esse acesso à água diminui a quase zero as chances de que seus móveis sejam infestados por cupins.

Não deixe a grama e as plantas crescerem demais.



Já falamos aqui em como é importante manter alguma vegetação no quintal para ajudar a controlar os cupins e outras pragas, já que as plantas atraem os predadores naturais dos cupins: moscas, vespas, besouros, aranhas, pássaros, formigas, sapos e lagartos.

Mas reiteramos: a vegetação deve ficar a uma distância mínima de 25 cm de casa, sem contato direto com a parede ou fundações. Isso evita que os cupins usem as plantas como "ponte" para dentro da sua casa.

Outra atitude importante é sempre manter a grama aparada e as plantas podadas, pois a vegetação densa cria áreas de umidade, e você já sabe quem é atraído para áreas úmidas, não é?

Estoque madeira e lenha da maneira certa


Às vezes é preciso estocar madeira por diversas razões: para construção ou, como ainda se usa em certas regiões, usar como lenha.

A madeira nunca deve ter contato direto com o solo (chão de terra), pois é de lá que o cupim vem, na maioria das vezes.

Tente elevar a madeira do solo, colocando-a sobre metal ou concreto-neste último caso, cuidado com frestas e rachaduras que deem acesso ao solo.

Ajuda profissional


Se possível, contrate uma empresa especializada em descupinização, desinsetização ou dedetização, uma vez por ano, para fazer uma inspeção. Essas inspeções podem fazer uma detecção precoce de cupins nos móveis, antes que os móveis sofram danos maiores. Muitas vezes a descoberta por nós mesmos é tardia, quando o móvel já estará comprometido, devendo ser restaurado (e isso custa dinheiro), ou até mesmo descartado.

Mesmo que os profissionais não encontrem cupins em sua casa, eles poderão fornecer dicas específicas para você evitar cupins em sua casa.

Um olhar profissional também pode detectar sinais que nós muitas vezes deixamos passar batido, mesmo com todo o cuidado do mundo.

Forragem certa


Muita gente forra o pé das plantas com serragem ou folhas mortas. Isso tem seus benefícios, mas pode sair pela culatra, pois esse tipo de forragem é uma fonte de comida e água para os cupins.

Utilize alternativas como argila ou outras forragens sintéticas, que podem trazer os mesmos benefícios. Pergunte em sua loja de jardinagem ou bricolagem.

Fure um pequeno buraco em seu móvel


Sim, você leu direito. Use, de preferência uma furadeira, e faça um buraco em uma parte pouco visível de seu móvel. Nesse buraco você poderá injetar ou borrifar repelentes (ou cupinicidas, caso o móvel já esteja infectado). Alguns repelentes naturais são o alho, sementes de cinamomo (amargosina) e o óleo de laranja.

Uma solução de água muito salgada serve como cupinicida natural, falamos sobre isso aqui. Mas há bons cupinicidas químicos no mercado. Mais uma vez, procure se informar na loja de sua preferência.

Conclusão


Cupins se multiplicam muito rápido nas condições certas (quase à velocidade da luz, hehehe...), portanto é sempre bom se antecipar à eles, ou combatê-los o mais rápido possível, quando encontrados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba