Pular para o conteúdo principal

Comportamento dos cupins






Cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) agem como parte integral de ecossistemas locais, ao processar material celulósico em decomposição. Contudo, em áreas residenciais, esse comportamento configura prejuízo.

Há mais de 2930 espécies de cupins descritas pelo mundo. Apenas 10% dessas espécies podem ser consideradas pragas. Dessas, duas espécies mais comumente costumam invadir habitações humanas: cupins subterrâneos e cupins de madeira seca. Cada tipo requer um método diferente de exterminação.

Cupins de madeira seca habitam a mesma madeira da qual se alimentam. Vivem dentro de mobílias e outras estruturas de madeira, como vigas, criando sistemas de túneis elaborados. Infestação por cupim de madeira seca geralmente não é notada até estar bastante difundida, o que requer tratamento profissional.

É possível identificar uma infestação por cupim de madeira seca pelos grânulos de madeira ("pozinho"), encontrado próximo ao local onde os cupins estão se alimentando.

Cupins de madeira seca são menos resistentes ao frio e são encontrados em regiões mais secas e quentes do Brasil.

Cupins subterrâneos são mais resistentes ao frio, e portanto, mais comuns no território brasileiro. Eles constroem suas colônias no solo macio e úmido e criam elaborados túneis de barro através dos quais eles acessam fontes de comida na superfície. Cupins subterrâneos tendem a se movimentar por rachaduras na fundação da casa e se alimentam de seções da casa feitas de madeira que esteja úmida.

A presença de túneis de barro é um sinal certo de que há ou já houve uma infestação na casa.

Saiba mais:

Sinais de cupins 
Como evitar cupins
Como prevenir infestação por cupins? 
5 maneiras de acabar com os cupins em sua casa 
4 erros a evitar no controle do cupim 
Como acabar com o cupim subterrâneo

Fonte: http://termite.wikidot.com/bio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão