Pular para o conteúdo principal

Predador Natural do Cupim: Formigas



Formigas e cupins alados, os chamados reprodutores, são frequentemente confundidos um com o outro. Embora sejam difíceis de diferenciar, há características físicas distintas entre os dois que ajudam na diferenciação.




 
•    Cupins visivelmente possuem dois segmentos corporais, enquanto as formigas possuem três segmentos.
•    As antenas dos cupins são longas e retas, enquanto as antenas das formigas são curvas.
•    O comprimento das asas do cupim são iguais; as asas dianteiras das formigas são mais longas do que as asas posteriores.

Formigas como método de controle do cupim?


Cupins e formigas são inimigos naturais. Colônias de formigas e cupins com frequência se tornam hostis uma contra a outra.

É sabido que formigas invadem colônias de cupins para consumi-los como fonte de comida.

Sabendo disso, você pode se perguntar: formigas poderiam ser usadas no controle do cupim?

No Camarões (país africano), há certas tribos que utilizam as formigas do gênero Dorylus para manter suas casas livre de colônias de cupins. Quando detectam cupins em suas casas, eles coletam exemplares da formiga e as trazem para seu lar. As formigas naturalmente procuram e devoram os cupins, e quanto terminam seu “trabalho”, deixam a habitação humana em procura de outras presas.

Aqui no Brasil e em outros países, praticar esse controle seria mais desafiador, embora nossas formigas nativas também sejam inimigas do cupim.

Os cupins desenvolveram muitas defesas para se proteger de suas predadoras naturais, as formigas. Essas defesas incluem tubos de lama pelos quais os cupins transitam, além dos cupins soldados.

Quando as formigas são capazes de vencer esses obstáculos, elas irão consumir os cupins, mas nunca serão capazes de consumir todos os cupins de uma grande colônia, como uma colônia subterrânea.

Além disso, os donos da casa infestada por cupins com frequência acham as formigas tão indesejadas quanto os cupins, sendo capazes de provocar outros tipos de danos e prejuízos.

Leia sobre métodos para acabar com os cupins:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão