Pular para o conteúdo principal

Diferença entre formigas e cupins voadores


Qual a diferença entre formigas voadoras e cupins voadores?




Com a chegada da primavera, agora é a época para proteger seu lar contra pragas, particularmente dois insetos comuns nessa época do ano. Formigas voadoras e cupins voadores são bastante inconvenientes e difíceis de lidar, portanto é interessante saber mais sobre esses insetos e encontrar maneiras de afastá-los de sua casa.

É uma formiga alada ou um cupim voador?


Especialistas chamam formigas e cupins voadores (alados) de reprodutores, e ambos possuem características similares, tais como coloração negra do corpo e asas. Além disso, a maioria desses reprodutores são fêmeas, portanto, são capazes de fundar novas colônias e continuar se reproduzindo.

Mas como diferenciar entre os dois tipos de insetos? Há diferenças entre eles pelas quais procurar. Afinal de contas, o tipo de tratamento usado contra formigas é diferente do tratamento efetivo contra cupins.

A seguir, temos as características que são únicas de cada inseto:



  1. Antenas – o cupim tem antenas retas, e as antenas das formigas são curvas.
  2. Tamanho do corpo – Insetos possuem três segmentos corporais, que incluem o abdômen, tórax e a cabeça. No caso do corpo do cupim, essas três regiões primárias não são muito distintas uma da outra, pois a largura delas é a mesma. Diferente das formigas, cujos cabeça, tórax e abdômen são evidentemente diferentes uns dos outros.
  3. Asas – embora ambos insetos possuam asas, há uma leve diferença na aparência das asas. Cupins e formigas possuem quatro asas (dois pares), um par superior e outro inferior. As asas superiores das formigas são maiores do que as inferiores. As asas dos cupins possuem todas o mesmo comprimento. Como as asas podem se sobrepor, pode ser difícil verificar se têm o mesmo tamanho. Nesse caso pode-se verificar também a coloração das asas. As asas dos cupins são translúcidas (transparentes), enquanto as asas das formigas são ligeiramente marrons.

O que fazer ao identificar cupins voadores


Após verificar que tipo de inseto voador está invadindo sua casa, é hora de agir. Encontrar esses insetos em casa não é boa notícia, e você precisa agir rápido para prevenir quaisquer problemas provenientes de uma infestação de cupins ou formigas. Também deve-se notar que, se há cupins voadores na sua propriedade, é garantido que há um ninho ou colônia nas proximidades.

A melhor coisa a se fazer após encontrar e identificar esses insetos é contatar um profissional ou empresa especializada em descupinização (dedetização) para eliminar essas pragas urbanas.

No caso de dúvida, você pode enviar uma foto do inseto encontrado para uma dessas empresas ou profissionais, para que eles possam identificar o tipo de praga presente. Isso irá permitir que planejem as medidas a serem tomadas e a técnica certa que irá eliminar completamente essas pragas.

Leia Mais:

Comentários

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba