Pular para o conteúdo principal

10 coisas que você não sabia sobre os cupins






Há uma coisa que você com certeza sabe sobre os cupins: eles comem nossas casas. Embora essa seja uma verdade dolorosa e inegável, é fato que eles também são criaturas interessantes. Colocando de lado o fato de que eles comem nossas casas, vamos admitir, eles são admiráveis. São criaturas realmente incríveis, perfeitamente evoluídas para tirar vantagem do ambiente. Como reconhecimento a esse caso de sucesso da evolução, pensamos em lhe dizer 10 coisas que você não sabia sobre os cupins:

  1. Embora os vejamos como pragas, eles são na verdade insetos incrivelmente benéficos, ecologicamente falando.
Cupins são uns dos mais importantes decompositores do planeta, sem eles estaríamos enterrados em matéria morta. Cupins são os animais que decompõem as duras fibras vegetais, ajudando a reciclar a matéria vegetal morta encontrada no solo, para que os componentes se transformem em adubo. Eles são vitais para nossas florestas, e, portanto, para a maior parte da vida no planeta. Em termos simples, enquanto os humanos desempenham um pequeno papel, cupins preenchem uma função vital na biosfera mundial. Além disso, quando eles fazem seus túneis no solo, estão ajudando a arejar a terra e as plantas a crescer melhor. Nós somos o problema, pois fazemos nossas casas com a comida dos cupins: a madeira.

  1. Cupins pais ajudam a criar os filhos.
Sim, não há pais desnaturados na colônia de cupins. De fato, há apenas um pai em toda a colônia, que pode chegar aos milhões. O rei, como é conhecido, permanece próximo aos cupins jovens e ajuda a alimentá-los, um feito mais impressionante ainda, se levarmos em consideração que sua esposa, a rainha, bota vários milhares de ovos por dia.

  1. Cupins comem celulose graças a microrganismos em seus estômagos.
Cupins comem matéria vegetal morta, que é feita de um composto orgânico bastante rígido, chamado celulose. Eles são capazes de digerir essa matéria vegetal rígida graças aos microrganismos que vivem em seus estômagos. Essas minúsculas criaturas provêm os cupins com a habilidade de comer madeira, e os cupins por sua vez, lhes fornecem um lar e comida. É a chamada relação simbiótica, ou relação mutuamente benéfica.

  1. Cupins têm que comer fezes ao nascer
Cupins não nascem com esses microrganismos em seus estômagos, e antes de iniciarem o trabalho de suas vidas, comer madeira, eles precisam colocar esses microrganismos em seus tratos digestivos.  Para isso, eles praticam uma coisa chamada trofalaxia, ou seja, comer o cocô de outros cupins. Cocô é um elemento que desempenha um papel importante na colônia, já que os cupins também constroem seus túneis usando uma mistura que leva cocô em sua composição.




  1. Cupins estão na Terra há 300 milhões de anos e têm parentesco com as baratas.
Sim, um dos parentes mais próximos dos cupins é a barata. Ambas são duas espécies extremamente bem sucedidas, ambas dominaram seus nichos por milhões de anos. São uma família poderosa.

  1. Cupins são limpinhos.
Pode parecer estranho que uma criatura que vive na sujeira gaste seu tempo se limpando, mas de fato os cupins são criaturas muito limpas. Parte da razão para isso é devido ao fato de que eles vivem em enormes colônias que chegam a milhões, e portanto, são muito suscetíveis a doenças pandêmicas. Limpar-se ajuda a reduzir as chances de uma infecção.

  1. Quando cupins soldados detectam uma ameaça, eles usam sons para alertar a colônia.
A função exclusiva dos cupins soldados é proteger a colônia e eles são bons no que fazem, alguns possuem até “canhões” em suas cabeças que atiram uma espécie de cola assassina. Quando detectam um ataque, os soldados batem suas cabeças contra as paredes da colônia, tanto para chamar seus camaradas, quanto para avisar os operários para tomar cuidado.

  1. Cupins usam a química em seus sentidos.
Nós humanos somos criaturas principalmente visuais, mas os cupins utilizam química para se orientar. Essas químicas são chamadas feromônios e cada cupim é capaz de secretar e detectar uma série de feromônios que permitem a eles se comunicar com os outros. Trabalhadores e soldados usam esses feromônios para abrir e seguir trilhas, comunicando aos cupins à frente o que se encontra adiante e onde eles estiveram. Cada colônia de cupim tem seu próprio cheiro, e em algumas espécies, a rainha é capaz de controlar o crescimento e função de seus filhotes ao colocar diferentes feromônios em seu cocô.

  1. Novos reis e rainhas são capazes de voar.
A maioria dos cupins não possuem asas, mas os alados ou reprodutores, nesse estágio da vida, conseguem voar. Os alados saem em revoadas até encontrar um bom local para a colônia, e então, após o voo de acasalamento, eles descartam suas asas e estabelecem uma nova colônia. Essas asas descartadas são um dos poucos sinais externos que você pode ter um problema com cupins.

  1. Cupins operários e soldados são quase sempre cegos.
Em praticamente toda espécie de cupim, os operários e soldados são cegos. A razão para isso é óbvia, eles praticamente passam a vida no escuro e conforme dito acima, eles se orientam e se comunicam utilizando feromônios. Os alados são os únicos capazes de enxergar. Eles precisam dessa habilidade para poder voar de maneira eficiente.

Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão