Pular para o conteúdo principal

O que atrai cupins




Cupins são uma das pragas mais destrutivas em nosso país. Eles provocam grandes danos a cada ano. De fato, eles custam ao país mais do que as tempestades, inundações e incêndios combinados. Contudo, por não serem tão dramáticos como esses eventos e porque os danos que provocam são constantes e não súbitos, eles não recebem tanta atenção. A realidade é que estamos em guerra com os cupins e esse é um conflito constante. Este guia irá abordar os aspectos mais importantes, para que os proprietários de imóveis tenham a informação necessária para proteger seus bens dessas pragas.

O que atrai os cupins e como evitá-los


  • Cupins são atraídos pela madeira morta, a maioria deles gosta de madeira seca, e outras espécies gostam de madeira úmida, portanto, certifique-se de remover qualquer sobra de madeira de seu imóvel – incluindo lenha, tocos de árvore, árvores mortas e forração de jardim.
  • A pior espécie de cupim vive no subterrâneo e irá atacar madeira que esteja no solo, portanto, utilize madeira tratada em colunas e fundações.
  • Os cupins adoram ambientes úmidos, então, garanta de que não haja encanamentos vazando, que os ralos estejam desobstruídos, e que chuveiros, torneiras e ar condicionado não estejam pingando.
  • Quanto mais matéria vegetal você tiver em volta da casa, maior a probabilidade de cupins, portanto, mantenha o jardim o mais aparado e bem cuidado possível.

Lembre-se que inspeções regulares são uma parte vital no controle do cupim, portanto:
  • Providencie inspeções de pragas regularmente. É recomendado que você as faça uma vez por ano, principalmente se estiver em uma área com alto risco de cupins.
  • Providencie as inspeções em períodos em que os cupins estão mais ativos, ou seja, na primavera e verão.
  • Garanta que sua controladora de pragas tenha os últimos equipamentos para detecção de cupins, as técnicas mais modernas garantem maior precisão.
  • Não confie apenas nas inspeções profissionais, aprenda também a detectar os sinais de cupins e inspecione sua casa regularmente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão